Universidade de São Paulo

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Alunos de Graduação​

Requisitos
para concorrer
às vagas de intercâmbio

A USP realiza convênios acadêmicos com diversas instituições ao redor do mundo. As vagas de intercâmbio negociadas por meio dos convênios vigentes oferecem isenção total de taxas acadêmicas para os estudantes selecionados. Para se candidatar é preciso atender, na íntegra, aos requisitos específicos de cada edital. Entre eles:

  • O Estudante estará apto para realização de intercâmbio a partir da conclusão de 20% dos créditos do curso ao qual está vinculado na USP.
 
  • Dentro dos processos seletivos publicados no Sistema Mundus, as unidades e institutos acrescentam critérios específicos para avaliação de seus estudantes.
 
  • A duração do intercâmbio é de até seis meses, no caso de intercâmbio regular, e não ultrapassando 04 (quatro) semestres, no caso de intercâmbio de Duplo Diploma, conforme Resolução CoG nº 4974/02.
 

Quando exigidos, deverão ser utilizados os seguintes modelos obrigatórios:

Contrato de Estudos

Carta de Motivação

Orientações para alun@ aprovado em edital de oferta de vaga para intercâmbio

Após a inscrição no edital de mobilidade e nomeação pela unidade, o(a) estudante pré-selecionado(a) receberá orientações enviadas pela IES de destino sobre o processo de conclusão de candidatura.

  • A IES estrangeira analisará a documentação recebida e se reserva o direito de proceder em desacordo com a pré-seleção conduzida pela USP, sobretudo se as recomendações para a verificação de critérios de elegibilidade, elaboração do contrato de estudos, bem como prazos e condições não houverem sido observados.

 

  • Em caso de admissão por parte da IES estrangeira, o(a) estudante receberá uma Carta de Aceite e, somente após seu recebimento, deverá iniciar os trâmites relacionados à obtenção do visto apropriado, compra de passagem aérea, contratação de seguro e demais providência relacionadas ao intercâmbio, de acordo com instruções dadas pela instituição de acolhimento.

 

  • Imediatamente após o recebimento da Carta de Aceite, o estudante admitido deverá anexá-la ao Sistema Mundus por meio de link(s) automático(s) que são direcionados para o e-mail institucional da USP após a pré-seleção.

 

  • Feito isso, dentro de 5 (cinco) dias úteis, a CCInt/CRInt da Unidade USP de origem receberá a mensagem automática solicitando verificação da Carta de Aceite, para que, assim, possa prosseguir com o registro de mobilidade. Este Registro mantém regularizada a situação do(a) intercambista no Sistema Mundus assim que gerado e, no Sistema JúpiterWeb, mediante sua inclusão “cursando disciplinas no exterior” no histórico escolar, a ser realizado pela respectiva Seção de Alunos de Graduação, sem necessidade, portanto, de trancamento da matrícula.

 

  • Chegando o período de matrícula, caso o registro de mobilidade não tenha sido gerado, o(a) estudante deverá efetivar sua interação no JúpiterWeb normalmente, e sua situação será regularizada oportunamente.

 

O(a) estudante deverá cumprir, antes e depois de sua chegada ao país de destino, todas as normas e condições estabelecidas pela IES estrangeira para efetivação de sua matrícula e melhor aproveitamento do intercâmbio.

Bolsas oferecidas
pela USP para manutenção do custo de vida

Para ajudar na manutenção do custo de vida, podem ser oferecidas bolsas para alunos que tenham obtido vaga de intercâmbio. Isso significa que primeiro você precisa aplicar para uma vaga de intercâmbio. Em caso de aprovação, pode então concorrer às bolsas de estudo ofertadas. São elas:

USP | Bolsa Mérito – gerenciada pela Aucani e oferecida usualmente uma vez ao ano: No 1º semestre são distribuídas cotas de bolsas por Unidade USP. Para mais informações, consulte a CRInt da sua Unidade.

Santander –  sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência); sem período definido para oferecimento, chamadas abertas de acordo com o fechamento de convênios com o Santander Universidades. Exemplo: Edital 1313

USP | Bolsa Empreendedorismo – gerenciada pela AUSPIN e oferecida usualmente uma vez ao ano: No 1º semestre são oferecidas bolsas sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência). O detalhamento para obtenção de vaga é apresentado em edital. Exemplo: Edital 1287.

Existem também algumas bolsas de intercâmbio gerenciadas por organizações internacionais independentes da USP que podem te interessar na sua busca por intercâmbio, seja agora na graduação, ou no futuro na pós-graduação, mestrado ou doutorado. Confira!

Alguns convênios podem oferecer oportunidades em que a vaga está vinculada a um benefício financeiro. Para não perde-las, fique atento aos comunicados em seu endereço de e-mail e consulte o site regularmente. São elas:

  • Erasmus – sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência); sem período definido para oferecimento, chamadas abertas de acordo com o fechamento de convênios com IES da Comunidade Europeia. Exemplo: Edital 1219.
 
  • UAM –  sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência); sem período definido para oferecimento, chamadas abertas de acordo com o fechamento de convênios com a Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Exemplo: Edital 1196.

Perguntas frequentes

Primeiro, leia atentamente ao texto do edital, nele você encontrará o contato indicado para esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo de seu interesse, contudo:

  • Certifique-se de que a informação buscada não esteja contemplada no edital;
  • Caso seja necessário o contato para o esclarecimento de dúvidas não contempladas no texto do edital, escreva exclusivamente para o contato indicado no edital de seu interesse e redija o assunto da mensagem da seguinte forma: Nº Edital – Título do edital – Inserir seu assunto de forma clara e objetiva.

Cada unidade USP conta com um escritório internacional local (CCInt/CRInt), responsável por cuidar das questões de intercâmbio de sua comunidade. Consulte a página da CRInt/CCInt local para o esclarecimento de possíveis dúvidas.

Caso a informação não esteja contemplada no site da sua instituição, você pode encontrar os dados de contato de todas as unidades na página de escritórios locais.

  • Primeiro passo: ter bom rendimento acadêmico, ter conhecimento de idioma estrangeiro suficiente para o desenvolvimento da atividade acadêmica proposta para o intercâmbio e fazer um planejamento financeiro, tendo em vista os custos de deslocamento e subsistência em um país estrangeiro.

 

  • Segundo passo: acompanhar editais anteriores no Sistema Mundus, apenas como referência para processos seletivos futuros, verificar a publicação de novos editais e ler com atenção todas as regras e condições apresentadas no documento.

 

  • Terceiro passo: atender aos requisitos e prazos para inscrição nos editais de oferta de vagas para intercâmbio e acompanhar todo o processo seletivo até a publicação do seu resultado.
  • O gestor do edital fará a nomeação do aluno aprovado para a IES estrangeira e, nesse período, a comunicação será estritamente institucional.

 

  • A IES estrangeira fará a análise da documentação e, caso aprovada, emitirá uma Carta de Aceite. Tendo recebido o documento, siga as instruções do gestor do edital USP.

 

  • É necessário manter-se matriculado regularmente em disciplinas, mesmo tendo em vista que o registro do intercâmbio fará parte do seu Histórico Escolar assim que for formalizado nos sistemas USP. Esse trâmite é conduzido pela CRInt/CCInt da sua unidade.

Caso haja quaisquer alterações no Contrato de Estudos, em virtude de inclusão, exclusão ou substituição de disciplinas previamente aprovadas, o(a) intercambista deverá colher nova assinatura de docente membro da Comissão de Graduação (CG) de sua unidade USP de origem ou de representante devidamente autorizado(a) no âmbito da unidade, conforme as normas vigentes.

Consulte a página da CRInt/CCInt local! Caso a informação não esteja contemplada no site da sua unidade, você pode encontrar os dados de contato de todas as unidades na página de escritórios locais.

A duração do intercâmbio é de até seis meses, no caso de intercâmbio regular, e não ultrapassando 04 (quatro) semestres, no caso de intercâmbio de Duplo Diploma, conforme Resolução CoG nº 4974/02.

Consulte a CRInt/CCInt da sua unidade para esclarecimento de dúvidas sobre o seu intercâmbio. Apenas o escritório internacional local reúne as informações e critérios gerais USP aos requisitos locais para a realização de intercâmbio de sua comunidade interna. Assim, é o órgão a ser buscado para o esclarecimento de dúvidas sobre prorrogação de intercâmbio.

Caso a informação não esteja contemplada no site da sua unidade, você pode encontrar os dados de contato de todas as unidades na página de escritórios locais.

Ao término do período de intercâmbio, a IES estrangeira emitirá um histórico escolar contendo a relação de disciplinas e/ou atividades realizadas, ementas e/ou relatório(s), bem como conceitos de aproveitamento (notas/menções) e frequência do estudante (ou equivalente).

O escritório local da Unidade USP (CRInt/CCInt) de origem do estudante deverá anexar ao Sistema Mundus cópia do histórico escolar (ou equivalente) fornecido pela IES estrangeira para finalização do registro de intercâmbio no exterior e orientará o estudante sobre os trâmites necessários para requerer aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior.

Ainda tem dúvidas sobre intercâmbio? consulte seu escritório internacional local.

Por favor, não entre em contato com outras áreas, já que elas não terão as informações mais atualizadas para te ajudar com questões relacionadas a intercâmbio.