Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para participação de projetos de pesquisadores da USP nas diversas chamadas no âmbito do Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia.

O Programa H2020 atende a alguns dos principais desafios que o nosso planeta enfrentará nos próximos anos: a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas; a garantia da segurança alimentar; e os planos de salvaguardar a base natural de recursos, promovendo alternativas às economias baseadas em fósseis, usando, de maneira sustentável, todos os recursos, e protegendo os oceanos.

Acesse aqui o último edital atualizado, contemplando os temas da agricultura e sistemas alimentares, silvicultura, marinha e os setores de base biológica , que estão no centro dos desafios a serem enfrentados.

Conforme o edital, o Programa de Trabalho SC2 concentra-se na gestão sustentável da terra e das águas para garantir alimentos saudáveis, bem como na entrega de bens públicos, como biodiversidade e água limpa. Além disso, apóia indústrias alimentícias e marinhas inovadoras, a bioeconomia e a dinâmica das áreas rurais.

Em caso de dúvidas para a participação do seu projeto, entre em contato com os representantes das universidades parceiras e com a Comissão Europeia.

Os contatos estão disponíveis em: