Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Vistos

Período da estadia e tipos de visto

PERÍODO > 90 DIAS

É NECESSÁRIO SOLICITAR O VISTO TEMPORÁRIO:

  • I – Pesquisa ou Ensino
  • IV – Estudo (bacharelado, mestrado e doutorado)
  • XIII – Mercosul

PERÍODO < 90 DIAS

O Visto de Visita (VIVIS) é obrigatório para alguns países – consulte o Quadro Geral de Regime de Vistos (QGRV) para mais informações.

IMPORTANTE

Pesquisadores e docentes que desenvolverão atividades acadêmicas (pesquisa, ensino, divulgação científica) com período superior a 90 dias e SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO deverão solicitar o VITEM I, sem a necessidade de solicitar a AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DE RESIDÊNCIA.

Pesquisadores e docentes que desenvolverão atividades acadêmicas (pesquisa, ensino, divulgação científica) com período superior a 90 dias e COM VÍNCULO EMPREGATÍCIO deverão contatar o Escritório Internacional (CCInt/CRInt) da Faculdade USP onde estarão vinculados para a solicitação do VITEM I COM a necessidade de solicitar a AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DE RESIDÊNCIA, por meio do Sistema MigranteWEB.

Onde posso tirar dúvidas?

É extremamente importante que todas as dúvidas sobre documentos, procedimentos, prazos e critérios para a emissão do visto sejam encaminhadas diretamente para a Repartição Consular do Brasil em que o estrangeiro irá solicitar o visto.

Os Escritórios Internacionais da USP (CCInt/CRInt), bem como o Escritório de Recepção Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), poderão auxiliar os estrangeiros vinculados à universidade (estudantes de graduação, pós-graduação, pós-doutorandos, funcionários e docentes).