UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Brasileiros

Para a realização da mobilidade acadêmica no exterior, será necessário um passaporte com vigência válida durante o período de realização das atividades acadêmicas. Dependendo do local de destino, o passaporte deverá ter uma vigência de até 6 meses contados a partir da data prevista de saída do país.

O passaporte é emitido diretamente pela Polícia Federal, sem a possibilidade de interveniência pela AUCANI. Mais informações podem ser acessadas em https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro

Estudantes, docentes e pesquisadores da Universidade de São Paulo aprovados para um período de mobilidade acadêmica no exterior deverão verificar diretamente no Consulado Geral do país de destino mais próximo de sua residência quais são os documentos, critérios e prazos para a solicitação do visto que os permita ingressar no país de destino. Aconselhamos que esse processo seja realizado com bastante tempo de antecedência, de acordo com os procedimentos descritos por cada consulado. Caso haja urgência, os consulados possuem canais de comunicação que deverão ser acionados pelo interessado em seus respectivos sites.