UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Saúde Mental e Bem-estar Social

Saúde Mental e Bem-estar Social é uma Diretoria da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), que tem por objetivo desenvolver ações relacionadas à convivência, ao bem-estar social e à saúde mental no campus, especialmente:

  1. prevenindo sofrimentos, orientando e oferecendo acolhimento inicial ao/à estudante de graduação e pós-graduação da USP e aos/ às estudantes intercambistas, docentes e servidores técnicos e administrativos;
  2. acolhendo as pessoas da comunidade USP na perspectiva interseccional, enfatizando a dimensão transcultural do cuidado e o valor dos saberes das diferentes culturas nacionais e internacionais;
  3. promovendo a saúde mental por dispositivos de escuta e educativos, por meio da incrementação dos laços sociais e apoios institucionais, da integração às redes de saúde, de assistência e aos grupos e às comunidades afetivo-cultural-político-jurídicas de apoio na Universidade e/ou fora dela.
Precisa de ajuda?
Programa ECOS

O ECOS (Escuta, Cuidado e Orientação em Saúde Mental) é um programa de saúde mental direcionado à Comunidade USP com múltiplas frentes de ação.

Escuta, acolhimento e orientação

O ECOS conta com um espaço de atendimento situado no campus Butantã, realizando escutas pontuais presenciais e sem necessidade de agendamento para reflexão e possíveis encaminhamentos às redes de cuidado interna à USP ou externa à USP. As escutas são realizadas pela equipe ECOS, composta por profissionais de saúde e alunes bolsistas de diversas áreas do conhecimento, que desenvolvem projetos de iniciação científica. O programa não atende emergências. Para situações de crise aguda em saúde mental, deve-se buscar um Pronto Socorro Psiquiátrico (a referência para o campus Butantã é o Pronto Socorro Lapa, Av. Queiroz Filho, 313; telefone: (11) 4878-1701).

Articulação da rede de cuidados

O Programa ECOS articula continuamente uma rede de cuidados em saúde mental baseada nos territórios dos campi USP, mobilizando ações e serviços universitários, do Sistema Único de Saúde (SUS), de outras políticas públicas e da sociedade, que visa garantir acesso a estes recursos pela comunidade universitária e fornecer um Mapa da Saúde Mental da USP.

Apoio institucional

A equipe do ECOS oferece apoio institucional a diferentes grupos, unidades e campi da USP, seja para a criação de ações e serviços relacionados à saúde mental, seja para a qualificação de iniciativas já existentes. Dessa forma, realiza o acolhimento a demandas coletivas, buscando potencializar ações locais e a participação das respectivas comunidades na promoção da saúde mental em cada território.

Para mais informações sobre o Programa ECOS e formas de contato, acesse a página do programa.