XIX Symposium of Irish Studies in South America acontece na USP
O XIX Simpósio de Estudos Irlandeses na América do Sul, que conta com a presença de artistas irlandeses e pesquisadores da literatura e cultura do país, ocorrerá entre os dias 14 e 16 de outubro de 2024. O encontro marcará os 35 anos da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI), que o promove, e os 15 anos da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH/USP), parceira da sua realização ao lado do programa de Apoio ao Emigrante da Embaixada da Irlanda no Brasil.
Inspirado pela 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no próximo ano, em Belém (PA), o tema desta edição do simpósio será “Narrativas de responsabilidade: Ética, meio ambiente e as artes”. O assunto suscita reflexões acerca do papel da literatura, música, artes visuais e performativas ao contar a história do presente para as gerações futuras. A partir da perspectiva do ser humano como parte de um mundo que se expande além da humanidade, o evento convida os participantes a pensarem sobre a responsabilidade nestes tempos de mudanças.
Este ano, o simpósio será sediado no Centro Universitário MariAntonia e na Aucani. A cerimônia de abertura contará com a presença da Embaixadora da Irlanda no Brasil, Fiona Flood, da Pró-reitora de Cultura e Extensão da USP, Profa. Dra. Marli Quadros Leite, o Presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), Prof. Dr. Sergio P. B. Proença, o diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Prof. Dr. Adrián Pablo Fanjul, a presidente da ABEI, Profa. Dra. Mariana Bolfarine, e a coordenadora da Cátedra W.B. Yeats, Profa. Dra. Laura P. Z. Izarra. Entre esses nomes, Bolfarine e Izarra são organizadoras do Simpósio.
Ao longo dos dias, o evento reunirá pesquisadores da USP e outras universidades do Brasil, como Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Rondonópolis, Universidade Rural do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Santa Catarina.
O evento ainda terá a presença de pesquisadores da Universidade Nacional de La Pampa e Universidad del Salvador, Argentina, e terá a palestra de abertura da Profa. Dra. Marisol Morales Ladrón, da Universidad de Alcalá de Henares, Espanha, que também representa a Asociación Española de Estudios Irlandeses.
Os interessados para participar como ouvinte ainda podem se inscrever através do site da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses.
(publicação em 30 de julho de 2024 / atualização em 03 de outubro de 2024)