USP recebe visita especial de alunos da Universidade do Chile
Entre 25 e 29 de novembro de 2024, a USP recebeu um grupo de 10 alunos e alunas da Universidade do Chile (U. Chile), acompanhados pelo seu Coordenador Geral de Relações Internacionais, Osvaldo Guzmán Núñez, que atenderia também a outras agendas na USP.
A visita dos estudantes chilenos é fruto do crescente fortalecimento das relações entre as duas universidades e foi promovida por uma ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRiP) e a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), no âmbito do programa “Internacionalização com Inclusão – América Latina” que, ao longo dos últimos dois anos, tem enviado estudantes de diversas unidades da USP a universidades latino-americanas, inclusive a Universidade do Chile, onde desenvolveram pesquisas conectadas às temáticas de inclusão, diversidade e equidade no ensino superior.
A recepção aconteceu na sede da Reitoria, na segunda-feira, 25 de novembro, e contou com a presença da Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento, Professora Ana Lanna. Ainda nessa oportunidade, a Professora Ester Gammardella Rizzi, assessora da Pró-Reitoria, apresentou aos alunos e ao Coordenador Geral de Relações Internacionais da Universidade do Chile as políticas de inclusão e pertencimento em vigor e aquelas em processo de implementação na USP.
Também participaram do encontro inicial o Professor Paulo Henrique Braz, Diretor da Área de Mobilidade Acadêmica da Aucani, o Professor Ricardo Rodrigues Teixeira, da Diretoria de Saúde Mental e Bem-Estar Social da PriP, e o Professor Fábio Barbosa de Lima, da Faculdade de Educação da USP, assessorados pelos analistas administrativos Estevan Menezes de Palma (PRiP) e Paulo Meirelle (Aucani), estes últimos designados para o acompanhamento do grupo chileno nas atividades programadas.
Após a recepção, alunos da USP que irão para a Universidade do Chile em 2025, e estudantes que estiveram na mesma instituição em 2024, se voluntariaram para acompanhar os colegas chilenos ao Bandejão Central e outros espaços da nossa universidade. No decorrer da semana, as atividades de cunho acadêmico incluíram uma palestra oferecida na sede da Reitoria, pelo Professor Renato Cymbalista, docente da FAUD-USP e responsável pela Diretoria de Direitos Humanos e Políticas de Reparação Memória e Justiça da PRiP. Além disso, o grupo esteve presente no seminário de pesquisa “O Estado da Democracia: geopolítica, instituições e classes sociais”, que ocorreu no dia 28 de novembro, na Faculdade de Direito da USP.
Para que pudessem conhecer a Cidade Universitária em toda a sua amplitude e suas variadas unidades, na quarta-feira, 27 de novembro, foi oferecido aos estudantes chilenos o Giro Cultural, atividade promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que consiste em um tour de ônibus feito pelo campus Butantã, com a mediação de guias oriundos de cursos diversos da USP, como Letras, Ciências Sociais, Lazer e Turismo e outros.
Nesse mesmo dia, à tarde, ainda acompanhados pela equipe do Giro Cultural, ocorreram visitas ao Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Anatomia Humana e o Museu de Geociências. Outras atividades culturais incluíram visitas ao CINUSP, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Contemporânea, o Museu Paulista e o Parque da Independência. Por fim, na manhã de sexta-feira, 29 de novembro, no escritório da Área de Mobilidade Acadêmica da AUCANI, os alunos e o Coordenador Geral de Relações Internacionais da Universidade do Chile foram recepcionados pelo analista Paulo Meirelle, com o objetivo de fazerem um balanço da experiência e idealizar ajustes e melhorias para as próximas edições do programa.
Confira as fotos da semana:
(texto de Paulo Meirelle / publicação em 02 de dezembro de 2024)