UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP e universidades parceiras reatam aliança para promover o Espaço Ibero-Americano de conhecimento

A União Ibero-Americana de Universidades (UIU), fundada em 2016, inicia uma nova etapa com a assinatura de termo de cooperação em ato público que aconteceu na sexta-feira, 17 de fevereiro. A missão da UIU é promover ações que contribuam para o fortalecimento do Espaço Ibero-americano de Conhecimento, bem como promover ações de transferência e disseminação do conhecimento, articulação e cooperação com instituições externas, e apoiar a formação de redes, especialmente orientadas para a implementação da Agenda 2030.

No dia 17 de fevereiro de 2023, foi realizado o ato público de constituição da União Ibero-americana de Universidades (UIU), uma aliança formada pela Universidade de São Paulo, a Universidade de Buenos Aires, a Universidade Nacional Autônoma do México, a Universidade de Barcelona e a Universidade Complutense de Madrid. A assinatura, presidida pelos reitores das cinco universidades, foi transmitida por este link e o vídeo oficial da cerimônia pode ser visto aqui.


Sobre a União Ibero-Americana de Universidades

A União Ibero-Americana de Universidades (UIU) é uma rede formada por cinco universidades tradicionais da Espanha, Argentina, México e Brasil. Estas são instituições de caráter e vocação generalista e universal com amplo prestígio e longa trajetória acadêmica e de pesquisa.

O objetivo da UIU é fomentar a colaboração acadêmica e científica, promover a mobilidade de alunos e professores, e contribuir para o desenvolvimento do ensino superior na região ibero-americana. Com mais de 450.000 alunos e 45.000 professores no total, as cinco instituições que compõem a UIU se destacam pela excelência acadêmica, capacidade de internacionalização, compromisso social e aposta na inovação. A UIU também reflete a diversidade cultural e linguística da região ibero-americana.

Nesta nova etapa, a UIU pretende desempenhar um papel importante na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às necessidades sociais, econômicas e questões ambientais levantadas na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Geral da Nações Unidas.


Fundação

Em 23 de junho de 2016, foi firmado o primeiro acordo marco da União Ibero-Americana de Universidades, entre as Universidades da “Aliança Acadêmica Latino-Americana UBA-UNAM-USP”, Universidade de Buenos Aires, Universidade Nacional Autônoma do México, Universidade de São Paulo e as Universidades da “Aliança Estratégica entre a Universidade de Barcelona e a Universidade Complutense de Madrid”.

No âmbito desta União têm-se realizado ações de interesse para a visão estratégica e para o futuro do ensino superior público e da pesquisa de todas as universidades que compõem, como escolas de diferentes temáticas, projetos de pesquisa, mobilidade, e outras ações que estão em desenvolvimento.

 

 

(publicação em 23 de fevereiro de 2023)