Sociólogo Christian Azaïs fala sobre profissão de piloto de helicóptero

O sociólogo francês Christian Azaïs, professor visitante do Programa Cátedras Francesas, da qual a USP faz parte, fará palestra no Auditório da Biblioteca Mario de Andrade no próximo dia 17 de setembro, às 18 horas. O tema da palestra será “Ser piloto de helicóptero em São Paulo: os desafios de uma profissão”.

Exercer uma profissão qualificada e ser submetido à flexibilidade dos contratos de trabalho não são incompatíveis, como atesta a experiência dos pilotos de helicóptero em São Paulo. Esta profissão, prova da inscrição dessa metrópole na globalização, ilustra a pluralidade dos status e dos salários para este segmento de profissionais. Ela revela, também, os desafios e tensões oriundos de interesses divergentes e, portanto, remetem à governança metropolitana.

Christian Azaïs é docente na Faculdade de Economia e Administração de Empresas em Amiens (França), e pesquisador do Centre National pour la Recherche Scientifique no Instituto de pesquisa interdisciplinar em ciências sociais (Irisso) da Universidade Paris Dauphine. Durante 12 anos ele foi professor de Ciência política na Universidade federal da Paraíba. Atualmente, é professor convidado no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo como titular de uma Cátedra francesa no Estado de São Paulo. Seus temas de pesquisa são o trabalho, suas transformações, numa dimensão comparativa Norte-Sul.

Data : Terça-feira 17 de setembro às 18 horas
Local : Auditório da Biblioteca Mario de Andrade – Rua da Consolação, 94, São Paulo-SP.