Magna Charta oferece webinar sobre O Papel das Universidades na Integração dos Refugiados

Junte-se ao próximo “Webinar: O Papel das Universidades na Integração dos Refugiados – A Experiência Brasileira” em 9 de Agosto.

O Magna Charta Observatory tem o prazer de convidar a todos para o próximo webinar:

Data: 09 de Agosto de 2024

Horário: 15:00 às 16:30 GMT+2

Evento Zoom – Inscrição gratuita

Inscreva-se para participar: Formulário de Inscrição

A integração local de refugiados nos países de acolhimento apresenta inúmeros desafios, incluindo barreiras linguísticas, xenofobia e acesso limitado à educação, moradia e oportunidades de emprego. Nesse contexto, as universidades desempenham um papel fundamental na facilitação da integração dessa população em seus novos lares.

Para refletir sobre esses desafios e discutir exemplos de soluções, o novo webinar da série MCU 2020 convida os participantes a refletirem sobre o papel das universidades no contexto da crise dos refugiados, mostrando experiências de universidades que contribuem para a integração local de refugiados no Brasil. Neste webinar, dois projetos notáveis serão compartilhados:

O projeto Pró-Imigrantes, criado em 2015 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contribui para o acesso de refugiados e migrantes a instituições de ensino superior no Brasil e para o acesso a aulas de língua portuguesa. O projeto conta com a participação voluntária de estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG para preparar refugiados e migrantes em situações vulneráveis para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), utilizado como exame de admissão para matrícula em todas as universidades federais do Brasil e outras instituições públicas e privadas. Além disso, o projeto oferece aulas de Português como Língua de Acolhimento (PSL) online e prepara os alunos para o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Desde 2020, o projeto recebe financiamento da UFMG. O projeto é coordenado pela Prof. Luciane Corrêa Ferreira, junto com Lívia Elisa Melo, Barbara Vieira de Oliveira e Camila Souza, doutorandas na instituição.

O projeto Nossa Casa, criado em 2017 por um grupo de estudantes de graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC), no estado de São Paulo, Brasil, ensina português para refugiados e migrantes em situações vulneráveis, atendendo a uma demanda existente ao redor da universidade. O curso é projetado para facilitar a integração do aluno no país, incluindo o ensino de atividades cotidianas, como banco, trabalho e saúde. O projeto é coordenado por Camila Nascimento e Giovanna Miron, sob a supervisão do Prof. José Blanes Sala.

Ambas as universidades fazem parte da Cátedra Sergio Vieira de Mello-ACNUR, uma iniciativa estabelecida por universidades em parceria com o ACNUR para abordar o deslocamento forçado, envolvendo-se em atividades de pesquisa, ensino e extensão comunitária.

Essas iniciativas exemplificam o ênfase do Magna Charta Universitatum (MCU) 2020 na responsabilidade das universidades de se engajarem com suas comunidades e o reconhecimento dos estudantes como agentes chave de mudança. Esses projetos de ação liderados por estudantes ilustram como as universidades podem colaborar efetivamente com as comunidades locais e a sociedade civil para cumprir suas obrigações sociais.

O webinar será moderado pelo Dr. Iván F. Pacheco, líder em educação superior, fundador da Qualipliance e Embaixador do MCO.

O programa, informações adicionais sobre o evento e sobre os palestrantes podem ser encontrados aqui:

Webinar MCO 9 de Agosto de 2024 – Documento de Antecedentes

Inscreva-se agora para participar:

(publicação em 15 de julho de 2024)