Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Ireland Corner é inaugurado no Centro Intercultural Internacional da USP

No último dia 31 de agosto, o Consulado da Irlanda no Brasil e a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) inauguraram o Ireland Corner, novo espaço que integra o Centro Intercultural Internacional. O espaço é dedicado à divulgação da cultura irlandesa e de informações sobre intercâmbio e pesquisa na Irlanda.

Quinto país a estrear no local, a Irlanda segue as nações da Coreia do Sul, Israel, França e Índia a serem acrescentadas ao Centro. O embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, pontuou o fortalecimento dos laços de cooperação entre o Brasil e a Irlanda afirmando que, hoje, existem cerca de 50 mil brasileiros morando na Irlanda e contribuindo com o país, sendo o Corner uma oportunidade de retribuir esse suporte. 

O presidente da Aucani, Prof. Sérgio Persival Baroncini Proença, reforçou em seu discurso a importância do espaço do Centro Intercultural Internacional para a divulgação de diferentes culturas e países na USP e que o Ireland Corner servirá de incentivo para os estudantes da Universidade conhecerem melhor o país e suas oportunidades acadêmicas.

O cônsul-geral da Irlanda em São Paulo, Eoin Bennis, enfatizou a importância da cultura de bares para a Irlanda para explicar a escolha da estrutura do Ireland Corner, afirmando que o espaço se trata de um centro comunitário em que celebrações, conversas, produções artísticas e culturais são realizadas.

A cerimônia de inauguração teve a presença dos pró-reitores de Graduação e Pós-graduação, Prof. Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Prof. Márcio de Castro

 Silva Filho, respectivamente; da coordenadora da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats, Profª Laura Patrícia Zuntini Izarra; da diretora honorária da Cátedra, Profª Munira Hamud Mutran; da titular da Cátedra Paschoal Senise, Profª Concepta Margaret McManus Pimentel; da diretora para América do Sul da Enterprise Ireland, Melissa Feddis; de representantes de consulados de vários países; além de dirigentes da USP e pesquisadores.

O ator irlandês Stephen Rea prestigiou o evento e declamou o poema The Ghost Of Roger Casement, de William Butler Yeats. O evento também contou com apresentação de música irlandesa e de uma apresentação de dança típica do país.

 

Localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo –, o Centro Intercultural Internacional funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

 

Confira a matéria oficial do Jornal da USP, por Erika Yamamoto. Fotos de Marcos Santos.