India Corner sedia exposição Sardar Patel: O Homem de Ferro da Índia

O Consulado Geral da Índia e o Centro Cultural Swami Vivekananda organizam, até o dia 31 de outubro de 2022, das 10h às 16h, no India Corner do Centro Intercultural Internacional da USP a exposição de fotos Sardar Patel: O Homem de Ferro da Índia.

A exposição é parte da comemoração especial do aniversário de nascimento de Sardar Vallabhbhai Patel em 31 de outubro, Dia da Unidade Nacional (Rashtriya Ekta Divas) na Índia. A exposição contém cerca de 20 figuras que mostram parte da trajetória de vida deste ícone indiano.

Vallabhabhai Patel, mais conhecido como ‘Sardar Patel’, nasceu em 31 de outubro de 1875 e foi uma das figuras mais destacadas na luta pela libertação da Índia. Patel foi profundamente influenciado pelas ideias de Gandhi e seguiu o caminho da não-violência. Não apenas apoiou os movimentos de independência da Índia como também motivou outras pessoas a tomar parte dele.

Na iminência da independência da Índia do Raj britânico, havia 560 principados de variados tamanhos e poderio. As famílias reais, na maioria dos casos, relutam muito em se juntar à união indiana. A integração desses principados se tornou questão primordial e Sardar Patel foi o responsável por unificar estes estados e construir a República Indiana. Sua abordagem de forte determinação, comunicação firme, e excelente habilidade de negociação deram ‘forma ao país.

Como primeiro Vice Primeiro Ministro e Ministro do Interior do país, Sardar Patel dirigiu o país em meio a uma época turbulenta e daí se origina sua fama de “homem de ferro da Índia”. Seu aniversário (31 de outubro) é comemorado como o Dia da Unidade Nacional (Rashtriya Ekta Diwas).

Sua vida é uma fonte inesgotável de inspiração para gerações de hoje e do futuro, e por este motivo, em 2018, foi inaugurado seu monumento, a mais alta
estátua do mundo – a ‘Estátua da Unidade’ – dedicada pela nação indiana a este grande líder – sob a orientação do Primeiro Ministro, Narendra Modi.

Quando | 24 a 31 de outubro de 2022.
Onde | India Corner – Centro Intercultural Internacional da USP | Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Bloco B – 1º andar | Cidade Universitária – Butantã – São Paulo
Organização | Consulado Geral da Índia e o Centro Cultural Swami Vivekananda
Quanto | Grátis

Para dúvidas, entre em contato com aucani.evento@usp.br.

Siga aqui o cronograma de eventos do Centro Intercultural Internacional da USP.

Siga a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional nas principais redes sociais.

(publicação em 24 de outubro de 2022)