Israel Corner do Centro Intercultural Internacional da USP promove o Israel com Pipoca

No dia 07 de junho de 2023, às 14h, acontece o ISRAEL COM PIPOCA, evento em que você poderá assistir a dois documentários inéditos e premiados que abordam aspectos essenciais da cultura israelense. Ao final, haverá uma reflexão sobre as produções com mediação do Prof. Dr. Bruno Szlak.

Os filmes

Holy Holocaust!
Animação | 2021 | 17 min. Direção: Noa Berman-Herzberg como Osi Wald | Texto: Noa Berman-Herzberg

Um obscuro segredo familiar do passado é revelado inesperadamente e abre um abismo entre duas amigas íntimas: Jennifer, uma alemã, descobre que é neta negra de um notório comandante nazista, e sua vida vira de cabeça para baixo, enquanto Noa, israelense, está fazendo o que pode para evitar que sua vida mude.

Vida Soviética – Zoya Cherkassky
Curta | 2022 | 30 min. Direção: Anat Schwartz

As obras da artista nascida na Ucrânia, Zoya Cherkassky, são vendidas por dezenas de milhares de dólares, mas suas cores vivas contam uma história de  imigração, sobrevivência e alienação. “Soviet Life” a acompanha em uma jornada íntima desde o estúdio no bairro imigrante de Tel Aviv, onde ela conheceu seu marido, um trabalhador migrante da Nigéria, até sua infância em Kiev, em busca de sua infância ucraniana-soviética perdida, na esperança para encontrar o único lugar em que ela se sentiria em casa. Este filme faz parte da dupla “Os Artistas de Kiev”.

Sobre o professor Bruno Szlak

Formado em Engenharia Civil, Bruno Szlak é Mestre e Doutor pela área de Estudos Judaicos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pesquisador do Centro de Estudos Judaicos da USP, o seu campo de pesquisa está relacionado com o cinema e televisão israelenses, notadamente na construção das imagens da ortodoxia religiosa judaica nestes veículos. Sua tese de doutorado tinha como tema principal a análise da série Shtisel, agora tão famosa por conta de sua veiculação ao nível mundial pela Netflix. No momento, suas pesquisas avançam sobre a filmografia que aborda eventos ocorridos na Guerra de  Independência de Israel em 1948.

Quando | 07 de junho de 2023, às 14h.
Onde | Israel Corner – Centro Intercultural Internacional da USP
Organização | Consulado Geral de Israel em São Paulo.
Quanto | Grátis.
Inscrições | Até 06 de junho, às 12h, por este link.

Para dúvidas, entre em contato com aucani.evento@usp.br.

Siga o cronograma de eventos do Centro Intercultural Internacional da USP e a Agência USP Internacional nas principais redes sociais.

(publicação em 17 de maio de 2023)