Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Centro Intercultural Internacional recebe o India Corner

Juntando-se às nações da Coreia do Sul, Israel e França, a Índia é o quarto país a inaugurar seu espaço no Centro

Fonte: Marcos Santos / USP Imagens

No último dia 18 de agosto, a Universidade de São Paulo (USP) e o Consulado-Geral da Índia inauguraram o India Corner, o novo espaço que integra o Centro Intercultural Internacional da USP. Dedicado à divulgação da cultura indiana, o local também apresenta informações sobre intercâmbio e pesquisa no país.

A cerimônia de abertura se iniciou com o acendimento da tradicional Lâmpada Cerimonial, que é parte do ritual indiano de purificação e sabedoria, por parte da Cônsul-Geral da Índia em São Paulo, Manisha Swami; pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Persival Baroncini Proença; pelo presidente da Associação de Indianos em São Paulo, Shobhan Saxena; e pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Índia, Roberto Paranhos do Rio Branco.

Em seu discurso, o presidente da Aucani Sergio Proença reforçou a importância do Centro, enfatizando as inspirações para o local e as motivações para sua criação. O presidente também agradeceu a contribuição do consulado indiano e pontuou a riqueza da cultura milenar do país.

Em sequência, a cônsul-geral da Índia em São Paulo, Manisha Swami, agradeceu à universidade e à cidade de São Paulo o privilégio de inaugurar o espaço, em especial na semana da independência indiana que completou 75 anos, e manifestou que o espaço é apenas um pedaço, um microcosmo da riqueza indiana. “A Índia é uma terra de diversidade incapaz de ser exemplificada em palavras”, afirmou a cônsul-geral Swami. 

Fonte: Marcos Santos / USP Imagens

A representante do país também argumentou que esse seria “apenas o começo, não o fim” e que espera que o India Corner promova maior cooperação entre o país e a universidade e que a comunidade acadêmica procure saber mais sobre a Índia a fim desenvolver mais atividades em conjunto. 

A cerimônia então foi finalizada por um workshop de yoga oferecido pelo professor do Centro Cultural Swami Vivekananda, Satyendra Singh, seguida pela apresentação de mohiniyattam, estilo de dança clássica indiana, pela atriz e bailarina Irani da Cruz Cippiciani e a tradicional cerimônia de corte da fita de inauguração.

 

 

 

Localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo –, o Centro Intercultural Internacional funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.