Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Exposições

Museus da USP

 

Há atualmente outras exposições no Centro Intercultural Internacional vindas de alguns dos museus da USP.

O Museu de Zoologia enviou um grande banner falando um pouco sobre sua pesquisa e acervo. O Museu abriga uma das maiores coleções de animais brasileiros do mundo, com aproximadamente 11 milhões de exemplares. Ele está localizado fora da Cidade  Universitária e próximo ao Museu do Ipiranga.

Já o Museu Oceanográfico (localizado no Instituto de Oceanografia, ou IO) mandou uma amostra do seu material. Está em exibição posteres sobre o Museu Oceanográfico, sobre a Coleção Biológica Prof. Edmundo F. Nonato (ColBio) e o sobre Banco de Microrganismos Aidar & Kutner (BMAK), além de estarem expostos alguns animais marinhos que são encontrados na Antártica ou no mar profundo, e um manequim vestido com roupas  usadas nas expedições polares. Tanto a ColBio quando a BMAK trazem uma pequena amostra do que pode ser visto no próprio Museu Oceanográfico sobre a vida marinha (em  especial fitoplâncton) e sobre a preservação marinha. Já a exibição dos animais marinhos e do traje simbolizam os 40 anos do Brasil na Antártica e o pioneirismo do IOUSP.

Por fim, mas não menos importante, há também a exibição do Museu de Geociências (localizado no Instituto de Geociências da USP, ou IGc). Conta com vitrines  brancas com algumas pedras, representando a diversidade de elementos disponíveis no  planeta, além da réplica de diamantes famosos para mostrar um pouco da beleza dos minerais gemológicos. É uma forma de “degustação” do que pode ser encontrado no Museu de  Geociências. Os materiais expostos na AUCANI chamam a atenção para a beleza e diversidade do mundo mineral, e têm a intenção de instigar a curiosidade do visitante e convidá-lo a conhecer o tão variado universo das Ciências da Terra. A exposição ficará no  Centro até o dia 20 de dezembro de 2021.