UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

AUGM

A Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) é uma rede de Universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que compartilham suas missões, seu caráter público, suas semelhanças em estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços, características que as colocam em condições de desenvolver atividades de cooperação com certas perspectivas de viabilidade.

Foi criada em agosto de 1991 para responder aos desafios que a vida universitária atravessava. Foi se consolidando ao longo dos anos, compartilhando docentes da mais alta qualificação, recursos materiais, instalações, equipamentos, laboratórios e bibliotecas, construindo um espaço acadêmico comum ampliado no qual as possibilidades de ação se multiplicam.

As atividades acadêmicas da AUGM estão organizadas em Núcleos Disciplinares e Comitês Acadêmicos. A rede promove, dentre outros, os Programas Escala Estudantil e Escala de Gestores e Administradores, além de Jornadas de Jovens Pesquisadores e Escolas de Verão-Inverno.

Objetivos da Rede

Contribuir para o reforço e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível, aproveitando as vantagens comparativas oferecidas pelas capacidades instaladas na região, nomeadamente:

  • Investigação científica e tecnológica, incluindo processos de inovação, adaptação e transferência tecnologia, em áreas estratégicas.
  • Formação contínua, parte do desenvolvimento integral das populações da sub-região.
  • As estruturas de gestão e funcionamento das universidades que integram a Associação.
  • A interação dos seus membros com a sociedade como um todo, difundindo avanços no conhecimento que promovam a sua modernização.

IES participantes: https://grupomontevideo.org/site/universidades-miembro/

Promoção das Ações Apoiadas pela Rede

A Reitoria de cada uma das instituições participantes da rede acorda centralmente quais ações serão apoiadas e financiadas.

Pela USP, por designação, a Aucani gerencia as políticas, os programas e o financiamento das ações promovidas pela AUGM. O recurso financeiro para custeio dos programas é de origem orçamentária da Aucani, no âmbito do Programa de Bolsas USP de Mobilidade com Parceiros Estratégicos Estrangeiros, tanto para outgoing quanto incoming.

Ações promovidas pela rede:
PROGRAMA Apresentação A USP Participa? Procedimentos locais
Núcleos Disciplinares (ND)

São agrupamentos acadêmicos técnicos correspondentes a uma disciplina de interesse comum, onde cada universidade membro contribui com sua disponibilidade tanto em pessoal altamente qualificado quanto em recursos materiais para atividades científicas, técnicas, de ensino, de desenvolvimento, de extensão, etc.

Biofísica
Ciência e Engenharia de Materiais
Educação para Integração
Ensino de espanhol e português como L2/FL
Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária
Geotecnologias e Ciências Atmosféricas
Engenharia Mecânica e de Produção
Literatura, Imaginários, Estética e Cultura
Matemática aplicada
Produtos Naturais Bioativos e Suas Aplicações
Tecnologias de Informação e Comunicação
Virologia Molecular

Sim

ND Ensino de espanhol e português como L2/LE Representante USP – María Teresa Celada

Para participação nos núcleos: será necessário o aceite pelo núcleo de interesse. Links na coluna “Apresentação”.

Indicação como representante USP: será necessário o envio, para augm@usp.br , da indicação justificada e formalizada pelo dirigente da Unidade USP de origem do docente destacando o caráter institucional da participação no ND.

Fomento para participação em missão internacional: os interessados deverão participar dos editais do programa Escala Docente e, se contemplados, receberão um benefício financeiro para cobertura dos gastos para a mobilidade internacional.

Comitês Acadêmicos (CA)

São agrupamentos técnico-acadêmicos destinados a abordar, com abordagem multi e interdisciplinar, grandes configurações temáticas classificadas como estratégicas, por serem transversais e de caráter regional e não nacional, e que são compostas por meio do sistema técnico-científico integrado. oferta acadêmica das Universidades do Grupo.

Acessibilidade e Deficiência
Agroalimentar
Águas
Cuidados de Saúde Primários
Ciências Políticas e Sociais
Desenvolvimento Regional
Energia
Gênero
História, Regiões e Fronteiras
Ambiente
Processos Cooperativos e Associativos
Saúde Animal
Saúde Humana
Turismo

Sim:

CA Energia
Representante USP: Elvio Calixto Burini Junior

CA Processos Cooperativos e Associativos
Representante USP: Reinaldo Pacheco da Costa

Para participação nos comitês: será necessário o aceite pelo comitê de interesse. Links na coluna “Apresentação”.

Indicação como representante USP: será necessário o envio, para augm@usp.br, da indicação justificada e formalizada pelo dirigente da Unidade USP de origem do docente destacando o caráter institucional da participação no CA.

Fomento para participação em missão internacional: os interessados deverão participar dos editais do programa Escala Docente e, se contemplados, receberão um benefício financeiro para cobertura dos gastos para a mobilidade internacional.

Comissões Permanentes

São órgãos estáveis da Associação que têm como principal finalidade estudar, preparar e desenvolver propostas e ações institucionais e acadêmicas, sobre temas estratégicos e transversais, nas áreas e competências que o Conselho de Reitores definir.

As CP interagirão com programas, projetos e atividades da AUGM, o que deverá estar explícito na programação de trabalho destas Comissões.

Não
Cátedras AUGM

São áreas de convergência de conhecimento de um assunto ou tema, que reúne membros que juntos representam o mais alto grau de domínio e conhecimento neste assunto; e ao mesmo tempo espaços de reflexão e conexão entre acadêmicos, pesquisadores, sociedade civil, comunidades locais e responsáveis pela formulação de políticas públicas.

As Cátedras AUGM são instrumentos para o desenvolvimento das competências das universidades membros através do intercâmbio e partilha de conhecimentos, de acordo com os princípios da cooperação solidária, a fim de fortalecer a formação, a investigação e o intercâmbio universitário, proporcionando um quadro para gerar e partilhar informações sobre estratégias e temas transversais, nas áreas e competências que o Conselho de Reitores definir.

Não
ESCALA DOCENTE

É um programa de mobilidade acadêmica de professores e pesquisadores que se tornou um instrumento de valor prioritário para garantir a efetiva construção do “espaço acadêmico comum ampliado regional” proclamado pela Associação, em sua Carta de Intenções Fundadoras. Acesse o programa aqui.

Duração da mobilidade: de 05 a 15 dias.

Sim

Financiamento:

  • A IES de origem do docente cobrirá os gastos com o deslocamento e o seguro viagem para a mobilidade.
  • A IES anfitriã cobrirá os gastos com alojamento e alimentação durante o período da mobilidade.

Participação por docentes USP: anualmente, edital é divulgado pela Aucani e disponibilizado na área pública do sistema Mundus (acesso sem login ou senha). O recurso financeiro USP para cobertura dos gastos com passagem aérea e seguro viagem será remanejado para pagamento da bolsa pela Unidade USP de origem do contemplado.

Participação por docentes de IES estrangeira: deverão concorrer às vagas do programa pela sua instituição de origem. O recurso financeiro USP para cobertura dos gastos com alojamento e alimentação será remanejado para pagamento da bolsa pela Unidade USP anfitriã do contemplado de IES estrangeira.

ESCALA para Estudiantes de Grado

É um programa de mobilidade de estudantes de graduação entre universidades associadas. Promove o intercâmbio académico e cultural e permite um melhor conhecimento da diversidade e particularidades dos diferentes sistemas de Ensino Superior instalados. O aluno estuda, durante um semestre, em outra Universidade do grupo que não seja o país de residência. Você recebe o reconhecimento acadêmico dos estudos concluídos na Universidade anfitriã, como um progresso concreto e equivalente no plano de estudos da sua carreira. Acesse o programa aqui.

Duração da mobilidade: 1 semestre acadêmico.

Sim

Financiamento:

  • A IES de origem do estudante cobrirá os gastos com o deslocamento e o seguro viagem para a mobilidade.
  • A IES anfitriã cobrirá os gastos com alojamento e alimentação durante o período da mobilidade.

Participação por estudante USP: anualmente, edital é divulgado pela Aucani e disponibilizado na área pública do sistema Mundus (acesso sem login ou senha). O recurso financeiro USP para cobertura dos gastos com passagem aérea e seguro viagem será remanejado para pagamento da bolsa pela Unidade USP de origem do contemplado.

Participação por estudante de IES estrangeira: deverão concorrer às vagas do programa pela sua instituição de origem. O recurso financeiro USP para cobertura dos gastos com alojamento e alimentação será remanejado para pagamento da bolsa pela Unidade USP anfitriã do contemplado de IES estrangeira.

ESCALA Posgrado

Promove a cooperação e integração das Universidades que a integram, bem como a internacionalização do ensino superior da Região, através da promoção da mobilidade de estudantes regulares de mestrado e doutoramento, para prosseguirem um período académico noutro Estado-Membro Universidade da Associação em país diferente do seu, com pleno reconhecimento da atividade acadêmica desenvolvida. O programa será implementado através de convocatórias regulares realizadas em cada ano civil. Acesse o programa aqui.

Duração da mobilidade: de 15 a 120 dias.

Sim

Financiamento:

  • A IES de origem do estudante cobrirá os gastos com o deslocamento e o seguro viagem para a mobilidade.
  • A IES anfitriã cobrirá os gastos com alojamento e alimentação durante o período da mobilidade.

Participação por estudante USP: anualmente, edital é divulgado pela Aucani e disponibilizado na área pública do sistema Mundus (acesso sem login ou senha). O recurso financeiro USP para cobertura dos gastos com passagem aérea e seguro viagem será remanejado para pagamento da bolsa pela Unidade USP de origem do contemplado.

Participação por estudante de IES estrangeira: deverão concorrer às vagas do programa pela sua instituição de origem. O recurso financeiro USP para cobertura dos gastos com alojamento e alimentação será remanejado para pagamento da bolsa pela Unidade USP anfitriã do contemplado de IES estrangeira.

ESCALA de Gestores e Administradores

O Programa ESCALA de Gestores e Administradores promove a cooperação e integração das Universidades que compõem a Associação no espaço regional, através da mobilidade e intercâmbio de diretores, gestores e administradores entre as Universidades Membros do Grupo, com o objetivo de realizar uma estadia de formação na tarefa específica da sua competência em qualquer outra Universidade AUGM sediada em país diferente da Universidade de origem do beneficiário. Acesse o programa aqui.

Não
Jornada de Jovens Pesquisadores

Visam promover o relacionamento precoce entre cientistas da região e promover o seu trabalho conjunto no âmbito das fundações da Associação. Realizam-se anualmente desde 1993, com sede rotativa entre as universidades do Grupo, contando também com a participação de investigadores seniores das universidades associadas e do estrangeiro como coordenadores e oradores convidados. Acesse o programa aqui.

Sim

Financiamento:

  • A IES de origem do estudante cobrirá os gastos com o deslocamento e o seguro viagem para a mobilidade.
  • A IES anfitriã cobrirá os gastos com alojamento e alimentação durante o período da mobilidade.

Participação por estudante USP: anualmente, edital é divulgado pela Aucani e disponibilizado na área pública do sistema Mundus (acesso sem login ou senha). O recurso financeiro USP para cobertura dos gastos com passagem aérea e seguro viagem será remanejado para pagamento da bolsa pela Unidade USP de origem do contemplado.

Participação por estudante de IES estrangeira: deverão concorrer às vagas do programa pela sua instituição de origem. O recurso financeiro USP para cobertura dos gastos com alojamento e alimentação será remanejado para pagamento da bolsa pela Unidade USP anfitriã do contemplado de IES estrangeira.

Observatório de Cooperação Cidade-Universidade

Tem como objetivo recuperar e difundir boas práticas de articulação promovidas com fins sociais, que são fruto de processos de cooperação entre o sistema universitário e os governos locais. É uma iniciativa conjunta da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e Mercociudades, em busca de fortalecer os mecanismos de cooperação, interação e/ou articulação tecnológica entre universidades públicas e cidades da região do Mercosul. Através do banco de boas práticas (BBP), busca-se a divulgação de inovações e experiências de sucesso na gestão do governo local, bem como facilitar a comunicação direta entre potenciais usuários e equipes de pesquisa, profissionais e técnicos, responsáveis por essas experiências. Acesse o programa aqui.

Não
Observatório Regional da Autonomia Universitária e dos Orçamentos

Tem como missão essencial contribuir para o objetivo de preservação e defesa da autonomia universitária regional e da função crítica inerente à Universidade, observando e analisando também os prejuízos da Autonomia mediados pelas dotações orçamentais. O seu objetivo geral é a concepção e desenvolvimento de ferramentas que permitam sistematizar a informação, realizar estudos comparativos e estabelecer dispositivos de alerta precoce; de forma a preservar e defender a autonomia universitária regional, a função crítica inerente à Universidade e o financiamento de acordo com a dimensão da função das Universidades Públicas. Acesse o programa aqui.

Não
Seminário Internacional Universidade-Sociedade-Estado

É instituído anualmente um Seminário de caráter permanente, no qual é abordado um tema considerado de interesse estratégico para as sociedades dos países que compõem a região e que corresponde principalmente ao campo de estudos da São abordados Comitês Acadêmicos e/ou Núcleos Disciplinares ou qualquer outro tema definido pelo Conselho de Reitores. Acesse o programa aqui.

Não
Escolas de Verão-Inverno

Sob uma temática específica e confiadas a uma universidade de acolhimento, para a construção de um Espaço Académico Comum Ampliado, contribuindo para a consolidação e aprofundamento dos processos de integração regional, utilizando os métodos habituais de internacionalização do Ensino Superior. Estas Escolas mantêm, tanto na vertente académica como operacional, uma estreita ligação com os restantes Programas da AUGM e destinam-se a estudantes e docentes de graduação e pós-graduação das Universidades Membros da AUGM. Acesse o programa aqui.

Não