Média normalizada por turma

A Média Normalizada por Turma (MNT) é comumente adotada pela AUCANI como um dos critérios para seleção de estudantes de graduação em seus diversos editais.

Enquanto a média normalizada (simples) considera a média dos alunos em relação a média geral dos alunos em seu curso (visto como um todo), a média normalizada por turma repete este processo, mas considerando os alunos em cada disciplina, na turma em que a cursou.

A AUCANI entende que este método é mais justo para fins comparativos entre alunos da USP, face às naturais variações que existem  entre médias em diferentes escolas, cursos e turmas. E desta forma serve melhor como instrumento para classificação de todos os candidatos que participam dos nossos processos seletivos.

1. O cálculo da Média Normalizada do aluno por Turma (MNT) se resume na seguinte fórmula:

= somatória das Disciplinas Concluídas (DC) do aluno;

NA = Maior nota do Aluno na turma da disciplina (entre primeira e segunda avaliações);

MT = Média simples das Notas de toda a Turma na Disciplina;

σMT = Desvio Padrão das notas da Turma na Disciplina;

TCC =  Numero total de Créditos Concluídos do Aluno;

CD = Número de Créditos da Disciplina.

2. Entende-se por ‘Turma’ cada oferecimento de determinada disciplina codificado no Sistema JúpiterWeb em função de docente responsável, horário, código e tipo (se téorica e/ou prática). Os dados da Turma podem ser consultados no Sistema JúpiterWeb no semestre de oferecimento da disciplina a que está vinculada (consulta por sigla da disciplina, parte do nome da disciplina ou por Unidade de Ensino.

3. Esse método contempla o mérito acadêmico e torna relativa a nota do estudante em sua própria turma, permitindo a comparação de alunos de diferentes turmas, áreas e cursos em uma base normalizada.

4. Quando da solicitação do cálculo da média normalizada por turma, a base de cálculo considerada serão somente as notas consolidadas até o semestre mediatamente anterior, ou seja, referentes ao penúltimo semestre em relação ao momento em que se solicita o cálculo. As notas eventualmente atribuídas no semestre corrente e no último semestre encerrado não são consideradas para fins de cálculo da média normalizada por turma.

5. O cálculo da média normalizada por turma é disponibilizado ao longo do terceiro semestre de permanência no curso (vínculo) atual, sem uma data-base definida. A média normalizada por turma de estudantes cujo tempo de permanência no curso seja inferior ao supracitado será exibida como 0,0000 (zero) até que seja calculada pela primeira vez, sendo atualizada semestralmente em função de seu desempenho em relação ao dos demais estudantes com matrícula nas mesmas turmas.