UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Programas de Parceria Estratégica

Os Programas de Parceria Estratégica são parcerias bilaterais ou multilaterais, intermediadas ou não por redes acadêmicas, que visam à implementação de iniciativas de ensino e pesquisa conjunta – por exemplo, editais de parceria estratégica, envolvendo missões acadêmicas docentes e discentes.

Global Research Academy

A Global Research Academy é uma iniciativa entre a Freie Universität Berlin (Alemanha), o King’s College London (Reino Unido) e a Universidade de São Paulo, voltada a estimular a colaboração multidisciplinar entre 30 estudantes de doutorado pré-selecionados, gerando perspectivas inovadoras em relação à pesquisa e à educação em nível de pós-graduação. O tema da primeira edição do programa foi “Cidades Sustentáveis”, sobre o qual os pesquisadores trabalharam em grupos interdisciplinares, visando a refletir sobre problemáticas reais em cidades contemporâneas e a desenvolver propostas de soluções inovadoras colaborativamente.

Programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo

A Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, lançam anualmente, há 15 anos, um programa de cátedras para acolher professores e/ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa numa destas três universidades paulistas. O programa é construído num espírito de reciprocidade, de modo a acolher também um professor da universidade brasileira na instituição parceira na França.

Programa Erasmus+

O Erasmus+ é o programa da Comissão Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período de 2021-2027. Com base no êxito do Programa no período de 2014-2020, o Erasmus+ intensifica os seus esforços para aumentar as oportunidades oferecidas a mais participantes e a um leque mais vasto de organizações, centrando-se no seu impacto qualitativo e contribuindo para sociedades mais inclusivas e coesas, mais sustentáveis e preparadas para a era digital. As propostas para estabelecimento de cooperações acadêmicas no âmbito do Programa Erasmus+, inclusive a apresentação de eventuais minutas para tramitação de convênios, partem da instituição europeia coordenadora, receptora do financiamento da Comissão Europeia.

Programa Fiocruz-Pasteur-USP

O Programa Fiocruz-Pasteur-USP visa a facilitar a colaboração em áreas prioritárias de pesquisa e de programas em saúde pública, particularmente no âmbito do acordo tripartite assinado entre o Institut Pasteur, a Fiocruz e a USP em 2015 e renovado em 2020. O financiamento aos projetos aprovados na USP é realizado pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), partícipe do convênio firmado com o Institut Pasteur, a Fiocruz e a USP em 2017 e aditado em 2020 e 2022, viabilizando o lançamento de editais de pesquisa do programa, atualmente em sua sétima edição. Os editais Fiocruz-Pasteur-USP preveem apoio de até 30 mil euros por instituição, contemplando anualmente até 2 projetos de pesquisa conjunta entre as instituições parceiras.

Programa USP-Birmingham

A University of Birmingham (Reino Unido), por meio de seu Instituto Brasileiro (UBBI), e a Universidade de São Paulo assinaram um novo convênio para consolidar a Parceria Estratégica de Colaboração entre as duas instituições. Este convênio reconhece as fortes relações institucionais, acadêmicas e de nível executivo que foram cultivadas na última década, delineando o compromisso de desenvolver uma colaboração especial, ampla e de longo prazo, com base em princípios de reciprocidade sustentada e benefício mútuo, apoiada por um programa de financiamento inicial (“seed funding”) conjunto recém-estabelecido.

O financiamento inicial conjunto permitirá que o corpo docente da USP e da University of Birmingham identifiquem pontos fortes complementares, facilitem o uso de sinergias e promovam o desenvolvimento de projetos futuros de destaque em pesquisa e ensino. Os editais de financiamento estão abertos a todas as Unidades da USP, e projetos de pesquisa interdisciplinares serão incentivados.

Programa USP-COFECUB

O Programa USP-COFECUB, iniciado em 1994 entre Brasil e França, tem contribuído para o sucesso das cooperações acadêmicas, produções científicas e formação de jovens pesquisadores. Pelo lado francês, o programa é financiado pelo Ministère de l’Europe et des Affairs Étrangères (MEAE) e pelo Ministère de l’Enseignement Supérieur et de la Recherche (MESR), e coordenado pelo Comité Français d’Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB). Pelo lado brasileiro, o programa é financiado e coordenado pela Universidade de São Paulo, por meio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional.

O objetivo do programa é fomentar e desenvolver a cooperação acadêmica a partir do intercâmbio de pesquisadores, o que propicia a realização de pesquisas conjuntas entre grupos da USP e da França, facilita a troca de informações e a colaboração entre as duas comunidades científicas. Este programa conjunto envolve a mobilidade de pesquisadores, dando prioridade ao treinamento em nível de doutorado, contemplados em editais anualmente lançados.

Programa USP-Humboldt

Uma das mais prolíficas instâncias de cooperação acadêmica recentes entre a USP e uma universidade alemã é representada pela Parceria Estratégica com a Humboldt-Universität zu Berlin (HU Berlin). Partindo de uma colaboração acadêmica formalizada na década de 1980, as duas instituições estabeleceram, em 2015, um Acordo de Parceria Estratégica, viabilizando o lançamento de editais de pesquisa conjunta, com financiamento bilateral a novos projetos desenvolvidos associadamente por grupos de pesquisa da USP e da HU Berlin. Entre 2016 e 2019, foram promovidas três chamadas de pesquisa conjunta, com a aprovação de dezoito propostas, cuja vigência foi de dois anos cada, em áreas de pesquisa diversas e financiamento total de cerca de 110 mil euros provenientes de cada instituição. O auxílio alocado a esses projetos proporcionou a realização de missões de docentes e estudantes de doutorado entre as duas universidades. Em 2022, a Parceria Estratégica USP-HU Berlin foi renovada por meio da assinatura de um novo acordo de cooperação.

Programa USP-UBA

Considerando o convênio vigente entre a Universidade de São Paulo e a Universidad de Buenos Aires (UBA), a partir de 2024, as instituições pretendem promover chamadas conjuntas de mobilidade para docentes/pesquisadores e doutorandos, a fim de fortalecer a cooperação acadêmica e científica entre ambas as instituições em áreas de interesse comum. Os objetivos específicos das chamadas serão: (i) fortalecer a mobilidade de docentes/pesquisadores e estudantes de doutorado de ambas as instituições a fim de propiciar o intercâmbio e o enriquecimento acadêmico mútuo, ampliar as oportunidades de mobilidade e aprofundar as ações de cooperação existentes; e (ii) promover a colaboração entre docentes/pesquisadores de ambos os países, propiciando a realização e publicação de trabalhos conjuntos e a internacionalização da produção científica das duas universidades.

Programa USP-Yale

Visando a facilitar a cooperação no âmbito de sua Parceria Estratégica, a Yale University (EUA) e a Universidade de São Paulo estabeleceram uma iniciativa conjunta de “seed funding”, o Edital Conjunto Yale-USP para Financiamento de Projetos.

O objetivo do financiamento é aprimorar as colaborações em pesquisa e educação entre as disciplinas e apoiar a programação de eventos ou workshops conjuntos. As visitas à instituição parceira permitirão que as equipes acadêmicas da USP e de Yale identifiquem pontos fortes e sinergias complementares, e serão o primeiro passo para o desenvolvimento de projetos colaborativos de pesquisa e educação de alto impacto.