Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Edital 1423 / 2021 – Programa de Mobilidade Internacional Santander – América Latina, Espanha e Portugal (Graduação)

Ficarão abertas, entre 13 e 18 de outubro de 2021, as inscrições ao Edital 1423 / 2021 – Programa de Mobilidade Internacional Santander – América Latina, Espanha e Portugal (Graduação), para concessão de bolsas do Programa de Mobilidade Internacional Santander.

O recurso financeiro para custeio do presente edital será proveniente do convênio entre a Universidade de São Paulo e o Banco Santander – Programa Santander USP de Mobilidade Internacional – Mobilidade Acadêmica AUCANI.

As inscrições deverão ser realizadas de 13 a 18 de outubro de 2021 até as 12h, exclusivamente via Internet, por intermédio do Sistema Mundus (na área de acesso público). Leia atentamente o edital e inscreva-se, sob o código 1423, em Editais > Alunos de Graduação (não é necessário login no sistema).

Lembramos que esta oferta é destinada ao atendimento da demanda represada em consequência da pandemia de Covid-19. Assim, neste momento, não espera-se abertura de oferta de vagas para intercâmbio pelas unidades USP para participação de seus alunos na oportunidade aqui anunciada. Os alunos participantes devem ser os que já têm carta de aceite emitida pela IES estrangeira de destino.

Informamos, também, que o registro da data de início de vigência da bolsa, e portanto de emissão do Termo de Outorga, tem que ser igual ou posterior à data presente. No caso dos alunos que já estejam em intercâmbio, esta bolsa pode ser concedida na medida em que eles permaneçam ainda no intercâmbio por um período de 90 a 180 dias, a partir do início da vigência da bolsa:

E, portanto, a data do Termo de Outorga deve ser a da sua emissão, servindo a Carta de Aceite e/ou o Calendário Acadêmico da IES que recebe o aluno, como base para mostrar que a bolsa recebida se insere no período do seu intercâmbio. Não é permitido o pagamento de bolsa com data de início anterior a atual, bastando que a vigência da bolsa esteja dentro do período de realização do intercâmbio.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o escritório internacional da sua Unidade USP.