Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Edital 1340 / 2020 – Programa 2021 – Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo

CHAMADA

Até 7 de dezembro de 2020, estão abertas as inscrições de docentes ao Edital 1340 – Programa 2021 – Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo, com  diversas instituições francesas, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, a UNESP e a UNICAMP. O período de mobilidade virtual será entre abril a setembro de 2021.

O objetivo do edital é permitir a professores e/ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e pesquisa que colaborarem com docentes/pesquisadores de uma das três universidades paulistas participantes do programa (USP, UNESP ou UNICAMP). O programa é construído num espírito de reciprocidade, em que um docente de universidade brasileira é conduzido a dar continuidade a um projeto de cooperação com seus pares da universidade francesa, da qual provém o laureado. Devido à pandemia de Covid-19, esta edição de 2021 será exclusivamente virtual. Os participantes proporão e participarão de webinars, workshops e outras atividades de ensino e/ou de compartilhamento de pesquisa online.

Acesse aqui o edital em Português e/ou em Francês. Inscreva-se, sob o código 1340, em Editais > Docentes  (não é necessário login no sistema).

As dúvidas poderão ser encaminhadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus (Assunto Editais – Pesquisa), ou para o e-mail international.networks@usp.br.

RESULTADO

Confira o resultado final aqui.

Seguem também os links de divulgação no site do Consulado da França em São Paulo:

– em francês;
– em português.