Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Aucani anuncia às Unidades USP critérios para concessão de Bolsa na modalidade Mérito Acadêmico (Graduação)

Dando continuidade ao Programa de Mobilidade Estudantil Internacional de alunos de graduação, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) anuncia às Unidades USP critérios para concessão de Bolsa na modalidade Mérito Acadêmico do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP. O recurso financeiro para custeio do presente edital será proveniente do orçamento da AUCANI para o referido Programa.

A indicação de bolsistas pela Unidade USP implica o conhecimento e a estrita aderência às normas e condições estabelecidas em Edital, em consonância com os princípios de transparência, de responsabilidade e de eficiência no uso de recurso público. As indicações, pelas Unidades USP, ficarão abertas de 08 a 15 de outubro de 2021.

Lembramos que esta oferta é destinada ao atendimento da demanda represada em consequência da pandemia de Covid-19. Assim, neste momento, não espera-se abertura de oferta de vagas para intercâmbio pelas unidades USP para participação de seus alunos na oportunidade aqui anunciada. Os estudantes participantes devem ser os que já têm carta de aceite emitida pela IES estrangeira de destino.

Informamos, também, que o registro da data de início de vigência da bolsa, e portanto de emissão do Termo de Outorga, tem que ser igual ou posterior à data presente.

No caso dos alunos que já estejam em intercâmbio, esta bolsa pode ser concedida na medida em que eles permaneçam ainda no intercâmbio, a partir do início da vigência da bolsa:

  • de 30 a  90 dias para bolsas de 10 mil reais ou
  • de 91 a 180 dias para bolsas de 20 mil reais.

E, portanto, a data do Termo de Outorga deve ser a da sua emissão, servindo a Carta de Aceite e/ou o Calendário Acadêmico da IES que recebe o aluno, como base para mostrar que a bolsa recebida se insere no período do seu intercâmbio. Não é permitido o pagamento de bolsa com data de início anterior a atual, bastando que a vigência da bolsa esteja dentro do período de realização do intercâmbio.

Ficamos à disposição para responder eventuais dúvidas que possam existir, que devem ser encaminhadas através do canal Fale Conosco – Mundus.