Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Webinar “Como os computadores ajudam a entender os vírus e fornecem ferramentas terapêuticas e diagnósticas” acontece em setembro

No dia 10 de setembro de 2021, ocorrerá o webinar sobre virologia computacional como parte do nossos esforços conjuntos em Bioinformática Estrutural (no âmbito do programa “Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo”).

Os vírus são agentes infecciosos que requerem um hospedeiro para se replicar. Geralmente, eles estão provocando doenças graves e até letais. As recentes pandemias mundiais devido ao vírus COVID19 é um dos exemplos mais emblemáticos. No Brasil, os flavivírus, como vírus Zika ou Dengue, foram considerados até 2019 como uma grande ameaça à saúde da população.

Outra característica importante do vírus é sua capacidade de evoluir rápida e continuamente em mutação para neutralizar o sistema imunológico. Conseqüentemente, a identificação da natureza das variantes requer ferramentas de diagnóstico adequadas, como o uso de anticorpos específicos. Além disso, como pequenas mudanças na sequência podem impactar a infectividade ou a virulência do vírus é uma questão importante?

Assim, apesar de um grande esforço de pesquisa, muitas questões permanecem sem solução. Para resolver esses problemas, além de técnicas experimentais e computacionais, as abordagens tornaram-se valiosas para obter informações em uma escala inacessível experimentalmente. Esta conferência dará a oportunidade de descrever os princípios fundamentais de alguns desses métodos, como eles permitem compreender melhor a função das proteínas virais e sua capacidade de trazer novas soluções terapêuticas. Esses recursos serão ilustrados em alguns casos, extraídos da literatura recente, mas também para os exemplos que estamos trabalhando no contexto do programa das Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo.

Inscreva-se aqui para participar do webinar (gratuito)

Um e-mail de confirmação será enviado a você com os detalhes de login
(Apenas 250 vagas estão disponíveis).