USP inaugura o Centro Intercultural Internacional

texto de Iasmin Rodrigues

Foi inaugurado, no dia 18 de novembro de 2021, no Centro de Difusão Internacional da USP, o Centro Intercultural Internacional, um espaço de compartilhamento de experiência e exibição da cultura de outros países. O evento contou com a presença de várias autoridades diplomáticas, além de autoridades da USP e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI). A primeira exibição é uma forma de celebrar a aproximação da USP e a Coreia do Sul, com o Korea Corner.

O evento contou com a representação dos consulados da Alemanha, Coreia do Sul, França, Índia, Irlanda, Israel, Itália e Japão, além da presença do magnífico Reitor da USP, Vahan Agopyan, e de outros membros das Pró-Reitorias e demais órgãos/unidades. Também contou com uma mostra de livros da EDUSP sobre a própria universidade e com exposições e informações do Museu Oceanográfico, do Museu de Geociências e do Museu de Zoologia da USP. Houve apresentações de música brasileira e de música coreana e o ponto principal foi a cerimônia do corte da faixa inaugural do Korea Corner. A faixa cerimonial foi cortada pelo Reitor da USP, pelo Presidente da AUCANI, Valmor Tricoli, pelo Cônsul Geral do Consulado da República da Coreia em São Paulo, Insang Hwang, e pelo diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil, Wankuk Kim.

Sobre o Centro Intercultural Internacional

O projeto do Centro Intercultural Internacional foi coordenado pela professora Laura Patricia Zuntini de Izarra (foto abaixo). Atualmente, a professora atua como colaboradora especial da AUCANI, mas ela já esteve na liderança da Área de Relações Acadêmicas Nacionais da Agência por alguns anos. O formato foi inspirado nos centros de visitantes de outras universidades, como Harvard, Stanford e UC Davis nos Estados Unidos.

O Centro visa a criação de oportunidades para trocas de experiências culturais internacionais e está localizado junto ao Escritório Recepção Acadêmica da AUCANI. Sempre houve áreas de recepção de alunos estrangeiros nas Unidades da USP, mas o Escritório é uma forma de centralizar essa informação, oferecendo ajuda com os procedimentos de intercâmbio e com a documentação pedida pela Polícia Federal, além de recepcionar delegações acadêmicas internacionais que buscam parcerias com a USP. O Escritório, em especial a Assessoria de Recepção às Delegações, já respondia às demandas de internacionalização da universidade e agora se junta ao Centro para tornar essa resposta ainda mais eficiente.

A ideia é usar o Centro Intercultural Internacional para dar suporte ao intercâmbio da USP com o mundo. Ele contará com eventos (por exemplo, seminários, oficinas e workshops) e será um ponto de encontro para o programa iFriends.

Localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo –, o Centro Intercultural Internacional funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h.

Korea Corner

O objetivo do Centro Intercultural Internacional é promover a cultura de outros países na USP. O Korea Corner é o pioneiro nesta empreitada e espera-se que outras nações também tenham seus “corners” no Centro, proporcionando uma maior diversidade cultural.

O Korea Corner é um espaço para mostrar um pouco a tradição e história coreana para além do KPop. Apesar do Kpop ter seu espaço na exibição (por ser um fenômeno marcante da cultura atual da Coreia), há também a divulgação de eventos e cursos sobre o país, mostras de literatura, vestimentas históricas, culinária e taekwondo. Uma das atrações mais interessantes são os óculos 3D (disponíveis às segundas-feiras), que permitem ao visitante ver localidades famosas da Coreia do Sul.

A iniciativa foi feita com a parceria da USP e o Centro Cultural Coreano no Brasil e contou com o apoio financeiro do Korea Foundation. Um dos objetivos do Korea Corner é favorecer oportunidades de parcerias e intercâmbios, como um cartão de visitas para os alunos da USP a fim de estabelecer conexões entre brasileiros e a Coreia do Sul.

Exposições

Há atualmente outras exposições temporárias no Centro Intercultural Internacional vindas de alguns dos museus da USP.

O Museu de Zoologia abriga uma das maiores coleções de animais brasileiros do mundo, com aproximadamente 11 milhões de exemplares. Ele está localizado fora da Cidade Universitária e próximo ao Museu do Ipiranga.

Já o Museu Oceanográfico (localizado no Instituto de Oceanografia, ou IO) enviou uma amostra do seu material. Estão em exibição também pôsteres sobre o Museu Oceanográfico, sobre a Coleção Biológica Prof. Edmundo F. Nonato (ColBio) e o sobre Banco de Microrganismos Aidar & Kutner (BMAK), além de reproduções de alguns animais marinhos que são encontrados na Antártica ou no mar profundo e um manequim, portando equipamento protetor empregado nas expedições polares. Tanto a ColBio quanto a BMAK trazem uma pequena amostra do que pode ser visto no próprio Museu Oceanográfico sobre a vida marinha (em especial fitoplâncton) e sobre a preservação marinha. Já a exibição dos animais marinhos e do equipamento simboliza os 40 anos do Brasil na Antártica e o pioneirismo do IOUSP.

Por fim, mas não menos importante, há também a exibição do Museu de Geociências (localizado no Instituto de Geociências da USP, ou IGc). Ela conta com vitrines brancas com algumas pedras, representando a diversidade de elementos disponíveis no planeta, além da réplica de diamantes famosos para mostrar um pouco da beleza dos minerais gemológicos. É uma forma de “degustação” do que pode ser encontrado no Museu de Geociências. Os materiais expostos na AUCANI chamam a atenção para a beleza e diversidade do mundo mineral, e têm a intenção de instigar a curiosidade do visitante e convidá-lo a conhecer o tão variado universo das Ciências da Terra. A exposição ficará no Centro até o dia 20 de dezembro de 2021.