UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Palestra do sociólogo Michel Cahen acontece na biblioteca Mario de Andrade

No dia 27 de agosto, o sociólogo Michel Cahen, participante do Programa Cátedras Francesas, dará uma palestra com o tema “A colonização portuguesa na África, um caso excepcional (XIX-XXe)?”.

Durante o evento, o palestrante abordará as seguintes questões: A colonização portuguesa na África teve uma duração de cinco séculos? Houve paralelamente uma resistência africana? Como foi esta colonização no século XX em comparação às outras colonizações europeias? Os portugueses que iam para África, em geral camponeses, foram integrados nos Trópicos? Será verdade que foi uma colonização sem racismo? São muitos os mitos relativos à colonização portuguesa na África, mas estes devem também ser interpretados à luz da história.

Michel Cahen é pesquisador do Centre National de la Recherche scientifique (França) no centro de pesquisa “As Áfricas no mundo” do Instituto de estudos políticos de Bordeaux. Especialista da história colonial portuguesa contemporânea e dos atuais Países africanos de língua oficial portuguesa. Ele foi fundador da revista trilíngue (francês, português, inglês) “Lusotopie” em 1994. Trabalhou sobre a relação entre marxismo e nacionalismo, etnicidade e democracia, identidade e cidadania, capitalismo e colonialidade. É atualmente pesquisador convidado no Departamento de sociologia da USP, no quadro das Cátedras Lévi-Strauss.

Data: 27 de agosto às 16 horas
Local: Auditório da Biblioteca Mario de Andrade – Rua da Consolação, 94.