Olivier Camy profere palestra sobre Europa em crise

O professor francês Olivier Camy, participante do Programa Cátedras Francesas, fará palestra, no dia 17 de agosto de 2013, sobre “A Europa em crise. A questão da supranacionalidade”. O evento acontece no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade às 16 horas.

A União Europeia é muita vezes descrita como uma comunidade de Estados original: uma comunidade supranacional que constrói progressivamente um Estado e uma cidadania sem se apoiar em um fato nacional europeu. Lamentavelmente, a União Europeia conhece uma crise grave, talvez letal; ou seja, uma crise de soberania que leva à reações contraditórias.

Olivier Camy é professor de direito e filosofia política na Universidade de Borgonha (França) e no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po Paris). Titular de uma Cátedra Francesa no Estado de São Paulo, ensina atualmente na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Seu último livro publicado este ano na França tem como título “Os mitos da fundação e a Europa” (dir. B. Barnabé et O. Camy, Dijon, EUD, 2013).